O grupo de pesquisas AVAEDOC e o Laboratório de Antropologia Visual, por meio do projeto de extensão Festival de Cinema do Vale, apresenta a II Mostra Arandu de Filmes Enográficos.
No ano de 2018, fizemos a Mostra nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto, destacando a história do cinema nesta região do Vale e valorizando a cultura local. Durante o ano realizamos diversas mostras nos dois campus da universidade, em praças, espaços culturais, em comunidades entre outros lugares curiosos e significativos.
Realizamos oficinas práticas e cursos teóricos que contribuíram para a formação dos estudantes de Antropologia Visual e de toda comunidade.
As mostras de filmes e oficinas aconteceram a partir do projeto de extensão Festival de Cinema no Vale, uma iniciativa de natureza cultural que teve como objetivo a promoção de atividade artística cinematográfica na região do Vale do Mamanguape, através do estímulo à criação de produção audiovisual autoral e de promoção do cinema na comunidade.
A realização da II Mostra Arandu visava mais especificamente incentivar e promover a reflexão e a produção de ensaios audiovisuais ligados às pesquisas etnográficas realizadas na Paraíba, principalmente pelos cursos de Antropologia da UFPB e o intercâmbio com experiências semelhantes realizadas em outros lugares do Brasil e do exterior. Desta forma, além dos trabalhos produzidos regionalmente convidou outros realizadores e pesquisadores a se inscreverem e exibirem suas criações.